Felipe e o reitor do Ifam Amazonas, professor Jaime Cavalcante
Notícia do dia 25/10/2023
O parintinense Felipe Oliveira, de 16 anos, conquistou a medalha de ouro na tarde de 25 de outubro de 2023, na etapa nacional dos Jogos das Instituições Federais (JIF 2023), que ocorre na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará. O evento reúne mais de mil atletas de todo o Brasil.
Felipe Oliveira saiu vencedor nos 800 metros de natação, na prova de nado crawl (livre) para PCD, realizada na piscina do Centro de Formação Olímpica do Nordeste.
O agora campeão brasileiro, Felipe Oliveira, está matriculado no 2° Ano Integrado em Administração no IFAM Parintins. "Nadei em 17:28 minutos os 800m Livre. Conquistamos o título, representando o Amazonas na etapa Regional. Isso nos garantiu a vaga para a etapa Nacional, onde hoje, na categoria PCD, alcancei a medalha de Ouro. Sou orgulho por ter sangue de Parintins", comentou Felipe à equipe do site ParintinsAmazonas.
Felipe que é torcedor do Garantido é filho do professor do IFAM, Wendel Oliveira, que tem sido seu grande incentivador. E sobrinho do fisioterapeuta Nikson Oliveira.
Vanessa Reis, mãe do campeão, expressou profunda gratidão a todos que tornaram essa conquista possível.

Ela ressaltou o apoio fundamental de Kleber Britto, que, durante sua gestão no IFAM Campus Parintins, juntamente com Mizael Seixas como Diretor de Ensino, sempre proporcionou oportunidades, respeito e incentivo ao esporte. "Eles acolheram o talento de Felipe, acreditando plenamente em sua capacidade", afirmou Vanessa.
Reis também agradeceu ao Reitor do IFAM, Jaime Cavalcante, por sua presteza em defender os direitos dos atletas com deficiência (PCD), demonstrando um compromisso notável com a qualidade do ensino.
O pai de Felipe, que também atua como seu treinador, desempenhou um papel incansável nessa jornada de sucesso.
O Professor Gustavo Bernhard, mesmo à distância, contribuiu significativamente para ajudar Felipe a alcançar os índices necessários.
Os Jogos das Instituições Federais continuam até o dia 28 de outubro e são promovidos pelo Governo Federal, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
Texto: Hudson Lima